Ensino Fundamental I


Então, chega o momento de fazer escolhas, algumas das quais o jovem acredita ser para toda a vida. Fase em que o equilíbrio emocional é decisivo para agir com tranquilidade. Para ele, será fundamental reconhecer as formas de acessar os subsídios e de apropriar-se dos currículos necessários para alcançar seus objetivos. Também precisará ser resiliente com as exigências do mundo atual, mas, principalmente, firme nos seus propósitos e consciente de seu potencial.

Essa é a jornada do jovem, que, pronto para ingressar na Universidade e assumir seu papel no mundo do trabalho, aprendeu a vencer desafios e a perseguir vitórias.

O Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba, oferecido nos períodos diurno e noturno, tem como meta formar cidadãos críticos e atuantes na sociedade em que estão inseridos, além de preparar o jovem para enfrentar com segurança o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e os exames vestibulares mais concorridos e desafiadores.

Grande parte do conteúdo programático do Ensino Médio é estudada na 1ª e 2ª séries. Na 3ª série, a matéria é revista e aprofundada.

Em todas as séries, são ministradas aulas de redação com produções de textos semanais e com ampliação de carga, na 3ª série do diurno, no Laboratório de Redação.

Todas as salas de aulas são climatizadas, com recursos de multimídia, gerando mais conforto aos docentes, que têm muitas possibilidades para desenvolver atividades, além de melhorar a motivação dos alunos.

Estudos monitorados, escolas olímpicas, avaliações interdisciplinares e simulados são alguns dos recursos oferecidos no Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba, sem custos adicionais.

A Biblioteca possui um acervo de mais de 13.000 livros, que estão à disposição para empréstimo aos alunos, pais e funcionários da escola, sendo possíveis, também, a consulta e reserva de obras literárias pela área restrita do site do Colégio. Além do acervo permanente, a Biblioteca conta, ainda, com os periódicos mais importantes do país, para que os frequentadores possam manter-se informados e atualizados.

Se a ideia é realizar todas as atividades escolares no Colégio, as salas de estudos, individuais e em grupos, destinadas às 3ªs séries e aos Cursos Pré-Vestibulares, trazem conforto e tranquilidade necessários para a fixação dos conteúdos, com cabines de estudos em ambientes climatizados e com wi-fi.

Na sala de estudos em grupo, ficam à disposição desses alunos plantonistas diários das disciplinas de Química, Física, Biologia, Matemática, Geografia e História para sanar dúvidas no momento exato em que surgem.

E para os alunos das 3ªs séries e Cursos Pré-Vestibulares que desejarem trazer seu almoço de casa, o Colégio Objetivo Indaiatuba ofereçe refeitório com micro-ondas, ampliando suas opções de alimentação.

Além dos Livros e cadernos

Acreditamos que uma ampla formação compreende valores e conhecimentos que vão além dos livros e cadernos.

Nas oficinas de Teatro e Coral, nossos alunos desenvolvem noções de arte e cultura, além da capacidade de interpretação, do trabalho em grupo, da criatividade e do contato com seu lado afetivo e emocional.

Nos projetos sociais, coordenados pelo Núcleo de Ação Social, é desenvolvido o aprendizado da responsabilidade social, vivenciando a cidadania na prática.

No Núcleo de Apoio ao Vestibulando, além de encontrar informações sobre universidades e vestibulares, nossos alunos também têm um espaço de escuta e orientações para questões de ordem educacional e emocional relacionadas ao período da escolha da carreira, do preparo para as provas, das inquietações pessoais e familiares dessa fase.

Nas Escolas de Esportes, são oferecidas as modalidades de vôlei, basquete, handebol, futebol e natação. Com isso, auxiliamos nossos jovens a prevenirem doenças físicas e psicológicas, além de ampliarem noções de tolerância, de inclusão, de respeito e o trabalho em equipe. Afinal, valorizar o esporte é proporcionar à juventude um crescimento saudável.

1ª Série - Diurno e Noturno

A matriz curricular contempla as disciplinas de gramática, interpretação de texto e redação, literatura, matemática, física, química, biologia, história, arte, geografia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.

Além dos exercícios propostos pelos cadernos de sala, os alunos recebem o caderno específico para as tarefas de casa (TC), com exercícios aula a aula que abordam os níveis básico, adequado e avançado do conhecimento estudado em classe. Ao realizar seu estudo diário, além de fixar o conteúdo trabalhado, os alunos têm acesso às dúvidas que serão esclarecidas durante os estudos monitorados, proporcionando, assim, o entendimento sobre o conteúdo abordado.

2ª Série - Diurno e Noturno

A matriz curricular contempla as disciplinas de gramática, interpretação de texto e redação, literatura, matemática, física, química, biologia, história, geografia, inglês, espanhol, filosofia e sociologia.

Além dos exercícios propostos pelos cadernos de sala, os alunos recebem o caderno específico para as tarefas de casa (TC), com exercícios aula a aula que abordam os níveis básico, adequado e avançado do conhecimento estudado em classe. Ao realizar seu estudo diário, além de fixar o conteúdo trabalhado, os alunos têm acesso às dúvidas que serão esclarecidas durante os estudos monitorados, proporcionando, assim, o entendimento sobre o conteúdo abordado.

3ª Série - Diurno e Noturno

A matriz curricular contempla as disciplinas de gramática, interpretação de texto e redação, literatura, matemática, física, química, biologia, história, geografia, geopolítica (somente diurno), inglês, espanhol, filosofia e sociologia.

Além dos exercícios propostos pelos cadernos de sala, os alunos recebem o caderno específico para as tarefas de casa (TC para alunos da 3ª série e Coleção dos Intocáveis para os vestibulandos), com exercícios aula a aula que abordam os níveis básico, adequado e avançado do conhecimento estudado. Ao realizar seu estudo diário, além de fixar o conteúdo trabalhado em sala, os alunos têm acesso às dúvidas que serão sanadas durante os estudos monitorados ou plantões de dúvidas, proporcionando, assim, o entendimento sobre o conteúdo abordado.

Atividades Extras 1ª a 3ª Série

Teatro, Coral, Hip Hop, Robótica (equipe competitiva) e Escolas de Esportes, nas modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei e Basquete.

Atividades de Apoio

Com horário fixo, os estudos monitorados são conduzidos por professores titulares e oferecidos aos alunos do Ensino Médio e do Pré-vestibular, nas disciplinas de matemática, física, química, biologia e linguagens.

Plantão de Dúvidas

Os plantões de dúvidas são destinados aos alunos das 3ªs séries do Ensino Médio e Cursos Pré-vestibulares e têm por finalidade atender às dificuldades específicas dos alunos, além de orientá-los em seu método de estudo. São horários semanais oferecidos nas disciplinas de matemática, física, química, biologia, história, geografia e linguagens.

Núcleo de Apoio ao Vestibulando

Orientação vocacional / Secretaria de vestibular / Plantão para orientação


Orientação vocacional

O Colégio tem tanto interesse quanto o aluno na sua felicidade e no seu futuro. Esse interesse vai muito além de ensinar, pois o que se deseja é integrá-lo a essa nova fase profissional em todos os aspectos. Nesse sentido, a orientação não pretende descobrir a profissão certa, mas oferecer ferramentas para que cada aluno escolha seu caminho, levando em consideração suas habilidades, valores e interesses que possam satisfazer as suas necessidades.

Secretaria de vestibular

Oferece todo o suporte necessário para o aluno prestar os mais diversos vestibulares, divulgando periodicamente informativos sobre datas das inscrições, das provas, dos resultados; informações sobre a relação candidato vaga dos cursos, sobre a literatura solicitada nas provas, além de informações sobre programa de bolsas.

Plantão para orientação

O Colégio conta com psicólogos especializados para atender às ansiedades tão presentes nessa fase da vida. Diariamente, esses profissionais, sempre que solicitados, ouvem alunos e responsáveis, buscando promover as reflexões necessárias para que o próprio vestibulando tenha a clareza e a firmeza necessárias para obter o mérito em suas escolhas.

Escolas Olímpicas

São duas aulas semanais para cada escola, oferecidas a todos os alunos. Essas aulas visam a aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula e preparar os alunos para as várias Olimpíadas Científicas disponíveis.

  • Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
  • Olimpíada de Biologia
  • Olimpíada de Informática
  • Olimpíada de Física
  • Olimpíada de Matemática
  • Olimpíada de Química
  • Olimpíada de Robótica

Escola de Natação

Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Ensino Médio, pré-vestibulandos e pais. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.

Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em educação física e capacitados pela metodologia.

Simulados

Com o intuito de familiarizar o aluno com os principais vestibulares e antecipar o ‘‘clima’’ das provas reais, os simulados são aplicados ao Ensino Médio e Pré-vestibular, a partir da 1ª série, ensinando-os a administrar, da melhor forma, o tempo disponível e a habituar-se a definir uma estratégia para a resolução das questões, adequada ao seu perfil, às suas aptidões e ao seu ritmo.

Múltipla Escolha

A capacidade de responder rápida e adequadamente a situações de estresse pode ser desenvolvida por meio de treinamento intensivo. Com esses simulados, o aluno se prepara para resolver provas longas, com testes de múltipla escolha de diversas matérias e de graus variáveis de dificuldade, além de familiarizar-se com o preenchimento da folha de leitura óptica.

Expositivos

As questões discursivas impõem outro comportamento, mais concentrado e reflexivo. O candidato luta não contra o relógio, mas contra outras dificuldades: a compreensão lúcida dos enunciados e a articulação da memória com o raciocínio e com a linguagem em situação desfavorável, pela tensão natural dos exames e da responsabilidade por um bom resultado.

Após a realização de correção personalizada por especialistas, a avaliação criteriosa dos resultados individuais permite detectar a tempo e, quase sempre, sanar alguns erros comuns nesse tipo de prova: desarticulação lógica e discursiva, falta de paralelismo no desenvolvimento do raciocínio, inadequação da linguagem, redundâncias, telegrafismo e outras incorreções.

Abertos

O Objetivo Indaiatuba realiza simulados abertos que reproduzem as exigências dos grandes vestibulares: a organização rígida e minuciosa, a inscrição formal, a identificação rigorosa, a inflexibilidade dos horários, a postura em sala e questões com o mesmo nível de dificuldade. Como envolvem um número de inscritos próximo ao número de candidatos às provas reais, já que são realizados em todo país, permite uma pré-avaliação da posição relativa do aluno, no curso em que escolheu.

Geekie Teste Enem

Simulado aplicado com a mesma metodologia da TRI (Teoria da Resposta ao Item), utilizada pelo ENEM para avaliar o desempenho do aluno na resposta dada para cada questão ao escolher esta ou aquela alternativa como resposta. A partir desses testes, relatórios detalhados são elaborados para os alunos, professores e gestores da escola, o que garante mais segurança aos candidatos, pois é possível suprir possíveis deficiências.

Salas climatizadas com recursos multimídia.

Agenda digital.

Ensino interativo: central de conteúdo on-line e moodle.

Aulas práticas no Laboratório de Química.

Biblioteca atualizada com acervo de mais de 13.000 livros.

Conheça os Professores Ensino Médio