Projetos

Projeto Cérebro

Como em qualquer construção em que firmes alicerces são essenciais para se executar todo um projeto, também a educação fundamenta-se em teorias, segundo as quais se pode prever resultados. Falar em fundamentação teórica significa que experiências provam que as mesmas causas promovem sempre os mesmos efeitos; trata-se, portanto, de um procedimento científico.

Apoiado em um sólido embasamento teórico – a neurociência (estudo sobre as estruturas e funções do cérebro) – e a "Teoria das Múltiplas Inteligências", de Howard Gardner; o "Projeto Cérebro" foi implantado no Colégio com a introdução da filosofia em nosso currículo escolar, a fim de ampliar o pensamento de nossas crianças e adolescentes, capacitando-os com a lógica, o poder de análise e a visão crítica de fatos e acontecimentos.

Dando continuidade ao "Projeto Cérebro", elaboramos um programa de educação artística com o desenvolvimento de pintura, desenho e modelagem, cujo objetivo é estimular a criatividade de nossos alunos e a exteriorização de seus potenciais.

Com o "Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social" (P.D.P.S), auxiliamos nossas crianças e jovens a conhecerem melhor suas emoções, bem como a lidar com elas: é o que o psicólogo americano, Daniel Goleman, denominou de "Inteligência Emocional".

O "Projeto Cérebro", assim concebido, trata a educação como algo muito mais amplo que a mera transmissão de conhecimento.

Nossa proposta portanto, é auxiliar nossos alunos a se formarem da maneira mais ampla possível, a construírem seus pensamentos, a controlarem suas emoções e a dominarem suas ações para benefício próprio, da sociedade e do país. Este é o nosso OBJETIVO.