Notícias

07 Jun
Ensino Médio

Oficina de Poesia - Haicai

Ensino Médio

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba mergulharam no universo da poesia haicaísta, no dia 21 de maio, durante a 3ª Oficina de Poesia ministrada pelo professor de Literatura, Leonardo Baldi.

O Haicai é o poema de origem japonesa, que chegou ao Brasil com os primeiros imigrantes japoneses. Ao longo dos anos, passou a ser praticado por escritores brasileiros, como Guilherme de Almeida, Paulo Leminski e Millôr Fernandes, e em 1996 recebeu a denominação de Poemirim. Une lirismo e concisão, além de explorar imagens poéticas. É feito de três versos, sendo o primeiro e o terceiro verso com 5 sílabas e o segundo verso com 7 sílabas.

O professor conta que na primeira parte da aula apresentou aos alunos diversas faces desse tipo de poema. Na segunda parte, os alunos tiveram a oportunidade de produzir de 3 a 5 poemas. "Para escrever um Haicai, o escritor deve se desprender, tem que estar com o espírito livre, pois esse tipo de poesia nasce da espontaneidade. Ele propõe o encontro com as coisas simples, que aparentemente não têm importância. Os alunos se envolveram e alguns se sentiram à vontade para escrever além do que foi solicitado. Foi bem interessante", comenta o professor. 

Na próxima semana, os alunos estudarão a Poesia Concreta. No dia 25 de junho, haverá a premiação dos melhores trabalhos. E em setembro, durante o MARCO, Manifestações Artísticas do Colégio Objetivo Indaiatuba, todos os trabalhos serão expostos para o público.