Notícias

29 Jun

Objetivo tem representante em concurso de redação EPTV na Escola

Escrever bem faz toda a diferença para estudantes e também para qualquer profissional atuante no mercado de trabalho. Por isso, o hábito da leitura e a prática na produção de textos devem começar cedo e ser encarados com muita seriedade.

Para capacitar e estimular seus alunos, além de trabalhos obrigatórios e outros produzidos em avaliações, o Colégio Objetivo Indaiatuba oferece a oportunidade de participação em concursos de redação. 

Neste ano, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental foram estimulados a participar do concurso EPTV na Escola, promovido pela emissora afiliada da Rede Globo, EPTV Campinas . “Nosso objetivo foi que eles participassem não por obrigação, para ter nota e, sim, pelo prazer em escrever. Para quem gosta, é uma oportunidade de praticar mais o ato da escrita e ainda ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido”, comenta a professora de Redação, Lilian Costa. 

O tema proposto pelo concurso deste ano é “O Brasil que vou ajudar a construir”. O gênero textual é livre. Participam deste concurso cerca de 100 mil estudantes de escolas públicas, particulares, do Sesi e do EJA da região. Os melhores textos serão premiados.

De acordo com a professora, os alunos mostraram interesse em participar, mas apenas uma redação foi escolhida para representar a escola. “Os alunos são muito críticos na abordagem dos temas. Eu me surpreendi com a qualidade dos textos”, declara Lilian. A seleção foi feita por um grupo de professores, além da professora de produção de texto. 

A aluna Júlia Christiano Januzzi, que teve a sua redação selecionada, conta que sempre gostou de escrever. “Eu sempre quis participar desse concurso, desde pequena. Eu fiquei em dúvida sobre qual gênero escolheria, mas me decidi pela crônica porque acho que é o gênero que escrevo melhor. Escrevi mais ou menos seis redações para chegar ao texto final. É uma coisa que eu me sinto bem em fazer: ler e escrever. E como na escola temos que estudar bastante, acaba ajudando muito no vocabulário, a desenvolver a mente e a imaginação”, afirma a aluna.

A divulgação dos resultados do concurso está prevista para o mês de outubro.

 

Redatora: Fabiana Biondi