Notícias

28 Set

MARCO - Desenhos, fotografias, instalações, sons - Venha experimentar

Informativo

É amanhã! Dia 29/09...

O MARCO, Manifestações Artísticas e Culturais do Objetivo, vai dedicar o dia todo às artes. A partir das 9h da manhã, o público poderá prestigiar oficinas, apresentações de teatro, dança, música, declamação de poesias e visitar exposições de trabalhos feitos pelos alunos. 

De acordo com professora de Artes, Ana Maria Tibaldi Basso, garante que o público pode esperar muita coisa interessante, diferente, trabalhos complexos que exigirão mais do observador. "A arte é importante para a vivência, para as relações, para a sensibilidade do olhar. O olhar é a porta de entrada para o que você entende como mundo. Se o aluno não tiver esse olhar sensibilizado, ele não vai perceber o tanto de coisas que existem para serem percebidas. Ao trabalhar em sala de aula com jovens, percebo que eles precisam conhecer a História da Arte, ir para a prática, porque pela prática ele conhece a si mesmo. Quando eles conseguem ter o olhar mais sensível, eles conseguem aprender melhor a Matemática, o Português, a História, porque eles conseguem trabalhar melhor o processo de entrada, de imaginação, de sensibilidade. Como professora, o que me impulsiona é fazê-los sair do piloto automático e andarem por si mesmos", afirma a professora.

Neste ano, a ideia foi mostrar para os alunos como se monta uma exposição, como funciona, o que o observador vai entender. Eles descobriram que em um evento há questões diferentes de uma aula comum, porque você vai trabalhar com pessoas que vão entrar para ver o seu trabalho. "Conversamos sobre questões expositivas, sobre como iríamos expor, onde, como a pessoa vai chegar aqui, qual a altura do olhar. Além de todos esses aspectos não trabalhamos somente com alunos que queriam se apresentar no palco. Teremos alunos trabalhando na equipe técnica, cenografia, maquiagem. E eles tiveram muito trabalho para desenvolver e aprender na produção do evento", comenta Ana.  

A professora conta ainda a experiência com os alunos do Ensino Médio, que participaram da Oficina de Poesias realizada no primeiro semestre. "Foi muito boa! Abrimos uma oficina para que eles transformassem a poesia em arte visual. Como tirar do papel e transformar em uma obra de arte. Conversando com esses alunos, conhecemos o trabalho deles e descobrimos em que poderia ser transformado. O resultado poderá ser conferido o dia todo! A arte é uma ferramenta para desconcertar o olhar, que te convida a experimentar. Então venham para o MARCO", convida. 

O MARCO é neste sábado, dia 29/09, a partir das 9h, com entrada gratuita. Venha curtir com a gente!

A cantina Meet'n'Taste funcionará durante todo o dia e ainda haverá barracas de churrasco (carne, frango e linguiça), do Foca Buffet, e de Crepe Suíço (queijo, queijo/presunto, frango/catupiry e chocolate), da Ana Banana. E a Volacc estará presente vendendo artesanato em prol da instituição.