Notícias

30 Nov

Equipes do Objetivo disputarão a etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica neste fim de semana

Informativo

Três equipes do Colégio Objetivo Indaiatuba disputarão a etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), que será realizado nos dias 02 e 03 de dezembro em Uberlândia-MG. São esperadas 60 equipes de todo o país nessa fase da competição.

As equipes Catchau Kings, Catchau Queens e Bazinga do Objetivo garantiram suas vagas na etapa regional realizada em setembro, no Colégio. "Após o regional, recebemos as rubricas das equipes, que nos deram um parâmetro do que foi bom e o que precisaria ser melhorado. Com base nessas observações e nas percepções das equipes fizemos as adequações para reaplicar as metodologias de melhoria utilizadas", explica o técnico e professor das equipes de Robótica, Leandro Mathias.

A Catchau Kings e a Catchau Queens participarão da categoria Middle (Fundamental II). O tema é Turismo Sustentável. As equipes investigaram problemas de adoção e aplicação do tema central no Ecoturismo e apresentarão uma solução inovadora para o problema estudado.

A Bazinga disputará na categoria High (Ensino Médio), cujo tema será o mesmo da Middle, entretanto, cada equipe investigou problemas de sustentação do Turismo Sustentável, segundo a ótica político-econômica-social. Devem apresentar uma solução inovadora para o problema estudado. "Estamos bem preparados, pois treinamos todas as tardes desde o regional. Fizemos algumas alterações no projeto e esperamos ir bem", declara Leonardo Furlan aluno integrante da Bazinga.

Tanto na modalidade Midlle como na High, a avaliação será feita em três áreas: Mérito Científico, Tecnologia e Engenharia, Organização e Método, além do Desafio Prático, que consiste nas missões do robô. "Esse torneio promove o desenvolvimento de várias habilidades e competências dos estudantes, como pesquisa científica nos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), trabalho em equipe e desenvolvimento do robô para resolver os desafios práticos. Estamos ansiosos para demonstrar a evolução das equipes no desenvolvimento do tema Turismo Sustentável", afirma o professor.