Notícias

14 Dez

Astronautas livres de radiação: Bazinga!

Informativo

  • Quem nunca pensou fazer uma viagem espacial? Parte do sonho de toda criança, e de muitos adultos, essa viagem, para ser possível, deverá vencer grandes obstáculos. E, pensar em soluções para problemas que ocorrem durante as longas viagens espaciais, é o desafio proposto para esta temporada da FLL (First Lego League): Into Orbit.

A Equipe de Robótica Bazinga! após estudar a questão por vários ângulos, deciciu se concentrar no problema da radiação solar que, no espaço, atinge, de forma mais intensa os astronautas, causando queimaduras na pele, cataratas, doenças do sangue, distúrbios gastrointestinais que podem levar à morte, distúrbios no sistema reprodutor e câncer.

A equipe Bazinga! se debruçou sobre o problema e pensou em uma roupa de uso diário dos astronautas, cujos fios são compostos por 2 materiais, o Grafeno que isola bem a umidade e o oxigênio e é um material que oferece uma alta impermeabilidade e resistência, podendo transformar uma roupa simples em uma roupa inteligente garantindo, assim, que o corpo permaneça na temperatura certa e protegendo-o contra a radiação, e o Dióxido de Titânio, material que bloqueia a passagem de qualquer contaminante. As roupas feitas com esses materiais bloqueiam até 98% dos raios ultravioletas e não mudam a textura ou a aparência dos trajes, e não são prejudiciais a pele.

Esses dois materiais fazem com que a roupa seja anti-odor, confortável, e ainda, e, principalmente, proteja o corpo contra a intensa radiação do espaço. Juntando-se esses fatores, essa roupa torna-se um artefato tecnológico de ponta, muito útil para os astronautas.