Notícias

01 Nov

Alunas conquistam 1º lugar na Jornada Brasileira de Foguetes

Informativo

As alunas do Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba, Gabriela Prado Moreira, Laura Croneis Beriam e Lívia Roldan Luz conquistaram o 1º lugar na Jornada Brasileira de Foguetes, realizada de 26 a 30 de outubro, na Barra do Piraí-RJ.

Este ano, participaram dessa etapa final, 51 equipes de todas as regiões do Brasil. Somente os alunos cujos foguetes ultrapassaram a distância de 120m, durante a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) realizada em maio, foram selecionados para participar da Jornada de Foguetes, num processo seletivo que envolveu mais de 1.600 escolas públicas e privadas de todo país.

Os foguetes utilizados nessas competições científicas são feitos com garrafas pet e o combustível é composto por vinagre e bicarbonato.

De acordo com o professor da Olimpíada de Astronomia do Objetivo, Nilson Almeida, as alunas fizeram uma apresentação do projeto que envolveu a elaboração do foguete, a aerodinâmica, os materiais utilizados na construção da base, as medidas de segurança e a concentração dos reagentes. Elas também assistiram às palestras com aprofundamento em Astronomia e Astronáutica, entre elas a palestra com Marcos Pontes, o primeiro astronauta sul-americano a realizar uma viagem ao espaço, e ainda fizeram dois lançamentos. O foguete das alunas do Objetivo Indaiatuba, que garantiu o 1º lugar, atingiu a distância de 191,4 metros. 

"Foram quatro dias muito intensos de atividades. O café da manhã acontecia às 6h30min e depois começava a programação, que consistia em apresentações dos projetos, lançamentos dos foguetes e palestras que só terminavam à noite. Elas estavam bem preparadas! Foram muito bem na apresentação do projeto e conseguiram o alcance máximo do foguete no primeiro lançamento, o que deixou a equipe mais tranquila. Apesar dos problemas no segundo lançamento, elas foram muito bem, tanto que conquistaram o 1º lugar", comemora o professor. 

Este foi o segundo ano consecutivo que o Colégio Objetivo Indaiatuba conquista o direito de participar da Jornada de Foguetes. No ano passado, a equipe do Colégio ficou em 2º lugar dentre 45 times do Brasil.