Ensino Fundamental II

A adolescência é o período em que ocorre a busca pela identidade, em que o grupo ocupa lugar de destaque e as escolhas consideradas ideais ganham dimensão significativa. É nessa fase que o direcionamento das escolhas é determinante, e o desenvolvimento das competências e habilidades prepara os alunos para os desafios do mundo atual.

É também o momento de dar firmeza ao desenvolvimento emocional. Missão nada fácil, não é mesmo? Mas, se bem conduzido, esse processo todo pode tornar o aprender divertido; a competição saudável e, principalmente, fazer o adolescente alcançar o amadurecimento emocional capaz de torná-lo uma pessoa preparada para as adversidades, de maneira produtiva, sempre com o objetivo de ser feliz.

Os alunos do Colégio Objetivo Indaiatuba aprendem de forma competente. Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação dos conteúdos estudados em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.

Com o Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social - PDPS, embasado na neurociência, auxiliamos nossos alunos a conhecerem melhor suas emoções e a lidarem com elas, beneficiando as relações interpessoais.

Nas atividades do período da tarde, os alunos do colégio têm a oportunidade de desenvolver e identificar habilidades específicas, desfrutando de um rico e supervisionado convívio social.

Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam aos estudantes novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. No Colégio Objetivo Indaiatuba é possível fazer parte de diferentes Escolas Olímpicas e participar de competições regionais, estaduais ou nacionais.

Além de estimular os jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias, algumas competições estabelecem intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, o que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante.

A linguagem teatral e o canto ajudam o adolescente a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a sair-se bem em situações nas quais são exigidos o improviso e o interesse por textos, autores e músicas variadas, ampliando seu repertório cultural. Nas aulas de Espanhol, a oportunidade de aprender a língua e conhecer outras culturas. No Clube de Ciências, a formação cidadã consciente é incentivada ao tratar questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Nas escolas de esportes, são oferecidas aulas de basquetebol, futebol, handebol, natação e voleibol. Com isso, auxiliamos nossos jovens a prevenirem doenças físicas e psicológicas, além de ampliarem noções de tolerância, de inclusão, de respeito e o trabalho em equipe. Afinal, valorizar o esporte é proporcionar à juventude um crescimento saudável.

Gincanas, festivais, feiras e competições esportivas são eventos interdisciplinares que possibilitam a interação, o conhecimento e o desenvolvimento prazeroso no ambiente escolar.

As viagens pedagógicas proporcionam aos alunos o exercício da autonomia; favorecem a integração da turma e o conhecimento de diferentes realidades. Os estudantes experimentam o conhecimento adquirido em sala de aula, assimilando ainda mais o aprendizado.

E, fique tranquilo, a comunicação com os pais ou responsáveis é eficiente, seja através da agenda digital ou da equipe de coordenação, que está disponível em período integral tanto para os pais quanto para os alunos.

6º Ano

A matriz curricular contempla mais de 380 horas/aula ano além do exigido por lei. São disciplinas de gramática, interpretação de texto, produção textual, história, geografia, ciências, linguagem gráfica, matemática, inglês, informática, robótica (Viamaker), filosofia, PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, arte, educação física, ministradas por professores especialistas e dedicados a essa faixa etária.

Os alunos aprendem de forma competente. Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.

7º e 8º Ano

A matriz curricular contempla mais de 380 horas/aula ano além do exigido por lei. São disciplinas de gramática, interpretação de texto, produção textual, história, geografia, ciências, linguagem gráfica, matemática, inglês, informática, robótica (Viamaker) para os 7ºs anos, filosofia, PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, arte, educação física, ministradas por professores especialistas e dedicados a essa faixa etária.

Os alunos aprendem de forma competente. Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação do conteúdo estudado em sala de aula, preparando, assim, o aluno para os conhecimentos futuros.

9º Ano

A matriz curricular contempla mais de 400 horas/aula ano além do exigido por lei. São disciplinas de gramática, interpretação de texto, produção textual, história, geografia, ciências, linguagem gráfica, matemática, física, química, inglês, informática, filosofia, PDPS - Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social, arte, educação física, ministradas por professores especialistas e dedicados a essa faixa etária.

Os alunos aprendem de forma competente. Através do estudo realizado com as tarefas de casa, que nessa fase são acompanhadas por professores e coordenação, ocorre a fixação do conteúdo estudado em sala de aula.

Nesse ano, conteúdos e avaliações visam a preparar o aluno para a próxima fase, o Ensino Médio.

Atividades Extras

Teatro, Coral, Clube de Ciências, Espanhol, Hip Hop, Robótica e Escola de Esportes nas modalidades de Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete.

Escolas Olímpicas

São duas aulas semanais para cada escola, oferecidas a todos os alunos. Essas aulas visam a aprimorar os conteúdos trabalhados em sala de aula e preparar os alunos para as várias Olimpíadas Científicas disponíveis.

  • Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
  • Olimpíada de Biologia
  • Olimpíada de Informática
  • Olimpíada de Física
  • Olimpíada de Matemática
  • Olimpíada de Química
  • Olimpíada de Robótica

Atividades de Apoio

Estudos monitorados em linguagem gráfica, matemática, física, química e oficina de interpretação de texto.

Atividades Opcionais

Escola de Natação / Taekwondo / Education Center Objetivo / Viagens Pedagógicas


Escola de Natação

Com a Metodologia Gustavo Borges, essas aulas estão disponíveis para todos os alunos do Fundamental 2. Para todas as aulas, há o professor responsável e os professores auxiliares, de acordo com a recomendação do método para cada fase e respeitando o número indicado de alunos.

Vale ressaltar que todos os professores envolvidos são formados em educação física e capacitados pela metodologia.

Taekwondo

Essa atividade, de arte marcial coreana, ensina disciplina, respeito ao próximo e cumprimento às regras. Proporciona melhor conhecimento do corpo e da mente, além de estimular a prática de vida saudável.

Education Center Objetivo

Para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas extracurriculares são feitas no próprio Colégio, na unidade Yázigi, oferecendo comodidade, conforto e segurança. O material didático, professores e atendimento pedagógico são especializados e vão além do desenvolvimento cognitivo, proporcionando aos alunos a apropriação do idioma de forma natural e tranquila.

Todo resultado e aquisição da nova língua é monitorado por testes diagnósticos internacionais, com os quais o aluno comprova proficiência linguística para a sua vida acadêmica ou estudo no exterior.

Viagens Pedagógicas

Ao longo do ano, são promovidas diversas atividades pedagógicas, dentre as quais as "Viagens Pedagógicas", para que os alunos vivenciem as informações e conhecimentos obtidos nas aulas das diversas matérias.

Salas específicas de Artes, Debates, Robótica, Teatro, Laboratório de Informática e Química.

Agenda digital.

Programa de Desenvolvimento Pessoal e Social (PDPS): aprendendo a lidar com as emoções.

Ensino interativo: central de conteúdo on-line e moodle.

Biblioteca atualizada com acervo de mais de 13.000 livros.

Conheça os Professores do Fundamental II